Lombadas radares fixos em rodovias, enganos acontecem

Pensa num cara que vai ficar com a pulga atrás da orelha por um bom tempo


Na história de hoje, falo sobre os radares, lombadas eletrônicas que fiscalizam a velocidade em determinados pontos fixos, normalmente em descidas e em áreas com fluxo de pedestres ou maior incidência de acidentes.
Ocorre que nem sempre elas estão aferidas, ou, como qualquer instrumento eletrônico, pode ter casos de engano na medição da velocidade.
Comigo ocorreu ontem, onde estava em viagem, e ao passar em numa lombada radas eletrônico em uma descida, que informava velocidade máxima permitida em 80 km/h, a mesma mostrou meros 147Km/h!!!!
Não sei se vou ter dores de cabeça num breve futuro, mas uma coisa é o fato que fica, e outra é o contexto em que isso ocorreu. Bem, estava um fluxo razoável com carros e caminhões nessa descida, todos a uma média de 60 a 70 km/h, eu estava na pista da direita seguindo um caminhão de 25,50 metros de comprimento com duas carretas, e provavelmente uns 8 eixos. Não vi qual velocidade mostrou para o caminhão, mas como eu estava a um carro de distância dele me mostrou essa velocidade absurda e como não sei se fui fotografado, vou deixar aqui registrado até como forma de eu me lembrar para futura defesa, se necessário for.
Portanto, um conselho para os que leem a este post, sempre fiquem mais afastados de caminhões ao passarem por lombadas eletrônicas pois acho que o número de eixos deles deve causar algum problema na verificação do sensor de velocidade pela lombada.
Curiosamente, sempre passo nessa lombada com o meu velocímetro em 80 km/h e mostra 72 km/h, e nessa situação o meu velocímetro estava em 70 km/h.

Passei logo atrás dele pela lombada radar eletrônico
Caminhão a minha frente que passamos na lombada

A propósito, nessa viagem passamos por acidentes com caminhão tombado, outro que havia recém ocorrido, o motorista estava preso pois a batida tinha sido frontal e o caminhão era um mercedez pequeno que é tipo uma frente de kombi, e vários trechos em obras. Difícil viajar e pagar esses pedágios, ainda mais no Paraná onde está o pedágio mais caro do Brasil, que tive que passar por ele, em Jacarezinho.

Abraços, e fica a dica.

Nenhum comentário: