Corrigindo Windows10 com erro "invalid value for registry error"

Erro "invalid value for registry error" para abrir jpeg

Nos últimos 10 dias não me lembro de ter utilizado meu computador, sabe aquela semana em que tudo é prioridade durante o dia, e de noite não se quer outra coisa, senão um bom banho e cama... 
Pois então, eis que fui tentar utilizar meu PC para ficar em dia com o nosso querido Leão do Imposto de Renda, mas ele (o Windows) ficou demorando muito para exibir a área de trabalho após o login, muito mesmo...
Até pensei que fosse uma das muitas atualizações que sempre está fazendo e nos importunando, mas depois que exibiu a área de trabalho não estava respondendo ao clicar sobre o menu Iniciar (sabe do que estou falando certo?) e não listava os programas. Mas funcionava clicando nos atalhos e ao pesquisar por programas estava normal também.

Arquivos de Imagens sem miniatura exibida e com erro ao tentar abrir

Ao abrir o File Explorer e tentar abrir algumas imagens jpeg estava mostrando erro "INVALID VALUE FOR REGISTRY ERROR".
Tentei passar diversas ferramentas para verificar o estado do registro, tentei ver se havia alguma atualização pendente, falta de espaço em disco, etc... sem sucesso.
Me lembrei que na última vez que usei o computador estive alterando algumas fotos pelo aplicativo Photos (não o Windows Photo Viewer) e então desconfiei de que poderia ser ele, pois não é a primeira vez que ele me causa esse trabalho.
Pesquisando na base da Microsoft, tentei os comandos sugeridos pelo prompt de comando (que não resolveram o problema):
C:\DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth

e depois:
C:\sfc /scannow
que no final indicou que não havia sido encontrado arquivos corrompidos ou danificados que tivessem que ser repostos pelo originais.

Mas localizei uma resposta de um usuário, que sugeriu o que com ele deu certo, que foi o seguinte:
Abrir o  PowerShell como administrador e executar:
Get-AppxPackage *photos* | Remove-AppxPackage

que faz com que o programa Photos seja removido, e então, "magicamente" ao reabrir o FileExplorer as imagens estavam sendo reconhecidas e abertas agora pelo Windows Photo Viewer.
Obrigado Microsoft pelo seu trabalho de me dar trabalho, ah como eu fico contente com esses bugs gratuitos de um sistema pago =(

É isso, espero que no seu caso também surta efeito positivo.

Nenhum comentário: