Dia Internacional das Mulheres

Parabéns para todas as Mulheres nesse dia e em todos!
Hoje foi mais um dia, como todos os demais, e em especial se comemora o Dia Internacional das Mulheres, e muito justamente devemos, em boa parte, a Elas o que somos e de onde viemos e, porque não, até onde chegamos (e chegaremos...).
Mulheres não precisam ficar menos femininas para mostrarem que são igualmente merecedoras de respeito e reconhecimento comparadas aos Homens. Aliás, é no fato de serem femininas, e sendo femininas, que Elas ganham muito mais respeito.
Hoje vemos mulheres em todas as áreas onde antes não se imaginaria existirem mulheres atuantes, desde serviços em geral, braçais, de relacionamento, de liderança, de inteligência, até na área policial e militar.
Em muitos casos Elas até reclamam "Por que foram queimar sutiãs em praça pública...", se referindo a alguma situação em que Elas mesmo se vêem em desvantagem quando submetidas devido ao fato de direito iguais, deveres idem. É até motivo de risos e descontração esses momentos.
Claro, somos todos pessoas, seres humanos, submetidos a desejos, instintos e culturas, os que nos fazem cometer atos nem sempre razoáveis ou coerentes no dia a dia, isso tanto vale para Mulheres, como para Homens.
Agora, na Arábia Saudita, as Mulheres poderão dirigir automóveis! Uma grande conquista, mas logo agora que estamos falando de carro autodirigido... Bem, nunca é tarde, e infelizmente ainda existem inúmeras outras barreiras a serem vencidas com relação a esse caso de distinção entre Mulheres e Homens, mas o Mundo vai girando... e vai continuar girando.

Quando falo em mulheres vêm a minha mente as mulheres de minha família, Mãe, irmãs, esposa, filha, cunhadas, sobrinhas, etc, não necessariamente nessa ordem, e também todas as demais com as quais nos relacionamos socialmente e profissionalmente. A todas essas mulheres, e todas as outras, deixo minha homenagem, copiando um poema de João Cabral de Melo Neto, um dos melhores poetas, se não o melhor, em um de seus melhores poemas que relacionam a Mulher com uma Casa, deixando ambígua com tons insinuantes as frases, conforme cada interpretação. Poderia colocar também o "Receita de Mulher" de Vinícius de Moraes mas tive que fazer uma escolha, espero que gostem, segue, leiam e reflitam:

A MULHER E A CASA

Tua sedução é menos
de mulher do que de casa:
pois vem de como é por dentro
ou por detrás da fachada.

Mesmo quando ela possui
tua plácida elegância,
esse teu reboco claro,
riso franco de varandas,

uma casa não é nunca
só para ser contemplada;
melhor: somente por dentro
é possível contemplá-la.

Seduz pelo que é dentro,
ou será, quando se abra;
pelo que pode ser dentro
de suas paredes fechadas;

pelo que dentro fizeram
com seus vazios, com o nada;
pelos espaços de dentro,
não pelo que dentro guarda;

pelos espaços de dentro:
seus recintos, suas áreas,
organizando-se dentro
em corredores e salas,

os quais sugerindo ao homem
estâncias aconchegadas,
paredes bem revestidas
ou recessos bons de cavas,

exercem sobre esse homem
efeito igual ao que causas:
a vontade de corrê-la
por dentro, de visitá-la.


Publicado no livro Quaderna - 1960
In: MELO NETO, João Cabral de.
Obra completa: volume único.
Org. Marly de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p.241-242.
Biblioteca luso-brasileira. Série brasileira

Nenhum comentário: