Peso Real, Legal, Moral, pode???

O Salmão nosso de cada Santo Dia

Sabe aquele peixinho gostoso, então!

Hoje, SEXTA-FEIRA SANTA, nós, como todos demais Cristãos, guardamos esse dia respeitando a tradição, comemos peixe (isso quando não praticamos jejum).
Desta vez consegui adquirir um peixe melhor, um filé de salmão.
Á noite deixei o peixe descongelando, e ao acordar, me deparei com ele já descongelado, mas com bastante água dentro da sua embalagem.
Curioso, comecei a ler tudo, e vi que constava uma etiqueta com o peso dele, provavelmente feito na linha de produção do fornecedor, onde constava 1.038Kg. Fui ver o quanto havíamos pago pelo produto, e curiosamente o peso na etiqueta do supermercado constava 1.132Kg.
Oras, isso, em se falando de R$29.90 o Kg, me dava o direito de retomar 2.81 reais, visto que o peso estava incoerente entre as duas etiquetas.
De súbito, peguei o peixe e fui ao hipermercado Condor, onde o adquiri, para que a dúvida fosse sanada e o fato resolvido. Como o peixe estava já descongelado, o coloquei em uma caixa de isopor, e lá fui eu, certo de que seria atendido/compreendido.
Depois de um tempo aguardando o atendimento, mostrei e argumentei que era justo me devolverem a diferença paga, foram chamar alguma pessoa encarregada por alguma coisa (fiambreria, açougue, enfim, não importa - Vanderléia o nome...).
Me disse o seguinte. "Essa etiqueta que veio tá errada..." "Isso não quer dizer nada..." "O que importa é que descontamos a tara (24gramas)".
Não fui convencido, alias, estou me achando um otário, acho que não tenho como explicar a vocês o procedimento que eles adotam, tipo: chega o caminhão com a encomenda contendo as caixas com os peixes, pegam peixe a peixe, pesam e etiquetam com o preço a ser repassado ao consumidor final (já descontando a "tara"), e assim por diante.
Mas umas perguntas que não querem calar:
Que raios aquela etiqueta mostrando 1.038 fazia ali???
E por que o peso deles foi tão diferente???
E por que um atendimento tão banal com o consumidor???
E por que eu tive que sair de lá sem fazer um escarcéu (no pior dos sentidos, claro) ???

Bem, no fim tratava-se de 2 reais e oitenta e um centavos, nem era tanto, mas por via das duvidas decidi postar aqui, e se por acaso receber alguma satisfação por parte da rede de supermercados, ou de vocês acerca dessa minha ignorância, creio que será de uso comum para todos vocês, no dia-a-dia que venha a se deparar com uma situação controversa dessas, e façam valer seus direitos!

Sabemos que em todos os congelados acabamos por comprar mais água congelada do que o produto em si, infelizmente, Brasil il il il il il...
Notem que na etiqueta do fornecedor já havia sinalizado que:
Embalagem: 0.030kg
Teor água: 8,98% = 0.090Kg

Por que eles tinham que pesar de novo? Será que a balança deles está "batizada", semana Santa, vai saber...

PQPHEIN!!!

Algumas fotos....

Embalagem Salmao congelado
Filé de peixe congelado Kondelli
Filé de peixe congelado Kondelli


Etiqueta com o peso do salmão
Etiqueta colada de um lado da embalagem
Etiqueta colada de um lado da embalagem


Etiqueta mostrando o preço e o peso do salmão
Etiqueta colada do outro lado da embalagem
Etiqueta colado do outro lado da embalagem...


Embalagem com Salmão em estado descongelado
Após o descongelamento
Pós descongelado


Água dentro da embalagem após salmão ter descongelado, aumentando o peso do produto
Água do descongelamento
Água... Alguns Chefs utilizam para fazer geléia, eu não!



Duas etiquetas localizadas na embalagem, constando dois pesos distintos
Etiquetas controversas
Etiquetas controversas


Detalhe da proporção de água presente na embalagem após o descongelamento do produto
Comparação produto e sua água
Comparação produto/água


Indicação da tara/peso da embalagem
Tara indicada
Tara...




Comprovante de compra do produto
Cupom de compra
cupom da compra...


Salmão já preparado e pronto para comer na assadeira
Antes de servir, já pronto
Voltei pra casa, fizemos, ficou bom, mas ainda sinto o desgosto de um otário....





Nenhum comentário: