Teste de lente Sears 28mm 1:2.8ft Macro Multi coated

Teste de lente Sears 28mm 1:2.8ft Macro Multi coated


Hoje, depois de um dia tenso (apesar de ser domingo, e lá fora o sol nos convida a um passeio), resolvi postar uns testes que fiz com a lente:
Sears (mas isso é apenas um detalhe pois podem ser vistas lentes idênticas com outra marca tipo Kiron, Albinar, Chinon, Soligor, Tokina, ate Sigma, e etc)
28mm (em full frame)
abertura máxima em 1:2.8 e mínima em 1:22.
Escala de distância hiperfocal.
Função de macro para até 1:4 de proporção.
Foco mais próximo em 0.2metro.
Baioneta padrão Ricoh, KR, com o famigerado pino extra, "o temido" por donos de pentax com auto foco (vejam em meus outros posts para saber a respeito desse "problema").

Olhem para ela no corpo da minha atual K110D, fica bonita não?
Lente Sears a ser retirada do corpo da Pentax k110D
Câmera com a lente que ficou travada
Vista superior com detalhe da lente no corpo da Pentax k110D
Detalhe superior
Essas fotos acima foram tiradas com uma sony w100 em resolução VGA, com pós ajustes de balanço de cor, níveis e redução de ruído.

Em se falando de utilizar uma lente não DX em uma maquina DSLR com sensor APS de fator 1.5X, ela fica então com 42mm (isso se ela realmente tem 28mm, não tive a curiosidade de medir essa precisão).

Depois que descobri que as fotos sairiam somente na abertura máxima, a não ser que eu colocasse a K110D em modo de programa Manual, e apertasse o botão AE-L (até o seu segundo acionamento, aperta ele totalmente) e assim a maquina se auto ajustaria com o seu recurso de stop-down e a velocidade fica "correta".
Outra informação a respeito das fotos, foi que coloquei o medidor em modo de ponto na primeira sequencia e de região médio balanceado na segunda sequencia, por uma questão de decisão minha mesmo.
Deixei ela pré focada no alvo e fui somente efetuando as alterações de abertura e disparando.
As fotos foram tiradas em RAW, ISO200, com a resolução máxima da K110D, que é 6Mpx, e depois "cropei" em 100%, deixando somente o alvo na foto para melhor avaliação.
Primeiramente com um rolo de filme, como alvo, da marca Kodak Gold 200, e depois foi com um controle remoto qualquer.
A seqüência das aberturas foram 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16 e 22. Seguem:
foto tirada de um rolo de filme na exposição 1:2.8 - 1/160seg
1:2.8 - 1/160 seg
 1:2.8 - 1/160 seg, percebam que o amarelo "invade" o preto, sem dó!

 1:4.0 - 1/100 seg
 1:4.0 - 1/100 seg, a invasão ainda existe, embora a cor tenha ficado a mais fiel em relação ao objeto.

1:5.6 - 1/50 seg
 1:5.6 - 1/50 seg. a cor também ficou fiel ao objeto e a invasão está "quase" resolvida.

 1:8.0 - 1/15 seg
 1:8.0 - 1/15 seg. A cor ainda está coerente com o objeto, e a invasão está imperceptível.

1:11 - 1/6 seg
1:11 - 1/6 seg. Achei a melhor resolução e qualidade com a mínima aberração, apesar que para usar com uma digital não se deve passar da abertura 1:8.

 1:16 - 1/3 seg
 1:16 - 1/3 seg. O padrão se manteve.

1:22 - 0.8seg
1:22 - 0.8seg. Houve uma pequena suavização no foco comparado as duas fotos anteriores.

Conclusões da primeira sequencia: Abertura 1:8 e 1:16 recomendadas para essa lente, apesar de ser uma 1:2.8, use a nessa abertura com "parcimônia" sabendo de suas consequencias.

Segunda seqüência, deixo as conclusões em aberto, pois se assemelham ao já relatado:









Para finalizar, não foi testado distorção, aberração cromática e diferenças de luminosidade e foco entre centro de cantos, creio que alguma outra boa alma na internet possa fazer esse sacrifício.
Realmente a lente é o que é, no sentido de ser barata e prestar o serviço tal qual o custo propiciado. Já utilizei ela para retratos, paisagem e macro. O efeito do borrado fica interessante quando se fotografa flores em macro, e até ajuda no bokeh.





Um comentário:

ianthyahjacobi disse...

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