Reparo em BWF24A

Consertando problema em lavadora de roupas


Como em toda casa (ou quase), na minha também existe uma lavadora.
A minha em particular é uma Brastemp, modelo Intelligent 6Kg.
Bom, já se foram 10 anos de trabalho forçado, e agora ela resolveu reclamar, e assim ficou por alguns meses, até que eu não suportei mais, e, consertei oras....
No começo era muita sujeira que ia de volta para as roupas. Abri ela por baixo, hehe, e vi como que estava a situação por lá, realmente não era nada boa, mas o problema era nas paredes do balde dela, tinha muita sujeira acumulada, restos de amaciante e por aí vai. Fiz a limpeza, aproveitei limpei o sistema de sucção e apertei a correia e o freio do motor, ficou show.
Depois disso, ela começou em um dado momento, de repente, tomar a subita decisão de agitar a água somente em um sentido, no caso no sentido horário, ah danada....
Acho que foi porque ficou tudo justinho e então o motor pode ter ficado mais "pesado" para a placa e aos poucos ia esquentando os componentes, até que começava a embolação, eeee beleza, aquelas roupas todas bem apertadinhas, para retirar era uma alegria, hehehehe.
Nesse fim de semana dei um basta! Em casa tem que trabalhar certinho, e em casa eu que mando, hehehhe, então isso já é outra história.
Voltando, depois de verificar que a placa de controle desse modelo e provavelmente de todos os modelos da brastemp, possuem uma resina que simplesmente lacra toda a placa com todos os componentes, fiquei um pouco ressabiado se valia a pena me aventurar nessa empreitada.
Internet, me ajude! E assim vieram algumas informações, algumas boas e outras nem tanto.
Nas boas, dizia que era sintoma que toda a lavadora teria um dia, e as não boas era que teria que trocar a placa toda... carinho demais, com o preço do conserto dava pra pagar dois meses de diarista.
Verifiquei mais um pouco na internet (não vou passar os links, alguns são videos e outros meros foruns de postagens, somente vou colocar o que acabei fazendo) e na maioria das soluções era solda fria nos componentes que esquentam devido a corrente puxada pelo motor.
Hoje tomei coragem, falei para a minha amada "Querida! Os seus problemas acabaram...." , hehehe, adivinha o que ela disse: "Ihhh, lá vem...".
Bom, depois de retirar a placa da máquina (esses passos são triviais, ao menos para quem como eu já ficou íntimo com ela, rs), pegar uma faquinha com serra, e dá-lhe martelar, com jeito, mas martelar! heheheh.
Aos poucos foi soltando e quebrando a resina na parte onde eu iria fazer o reparo. O lado de interesse foi onde ficam os triacs (sim, eu acho que são triacs, ao menos quando fiz meu curso tecnico em eletronica era esse o nome).
Alguns detalhes de erro de operação ocorreram, e por isso é bom tomarem cuidado. As trilhas de circuito são muito frágeis, acabei cortando algumas com a faca, mas depois vocês verão, deu tudo certo.
Bem que as pessoas mais experientes nesse ramo diziam: "Tem que processar essa Brastemp....", "Eita equipe de projeto mais meia-boca...", e por aí vai, só elogios, hehehe, desculpem me pela brincadeira ok, sem ofensas.
O motivo disso é que depois de retirada a resina (ela serve tambem para esconder isso) você percebe que o povo não queria gastar com estanho soldando os componentes, e também havia pouco reforço de trilha com estanho, além do dissipador dos triacs ser bem pequeno pelo tanto que eles trabalham. Ela estava reclamando e com razão, fiquei do lado dela nessa hora e pedi desculpas pelos momentos de fúria que tive, lol!!!!
Bom, cadê o meu ferro de soldar???? Ufa, achei, mas cadê o estanho??? Foi difícil, mas nada que uns 20 minutos de procura não resolvesse.
Então, depois foi só refazer as emendas nas trilhas que detonei, refazer os pontos de solda nos componentes, colocar uma pasta de condução térmica entre os triacs e o dissipador e reforçar as trilhas onde se manda a corrente para o motor.
Fiquei confiante, voltei para a maquina, coloquei tudo novamente, e liguei! Funcionou!!!!
Bem, mas antes também funcionava, então para garantir que o problema de aquecimento havia sido sanado, coloquei ela em programa completo e deixei ela ser feliz, ficou de bico calado, funcionou perfeita, será que fico com ela mais uns dez anos!?!?!?!

Seguem imagens pois acho que se você chegou nessa página de meu blog talvez também esteja querendo resolver o mesmo tipo de problema "com as proprias mãos", o famoso "DIY"/"FVM" (Do it yourself / Faça voce mesmo), ok, boa sorte e obrigado por ter aturado a prosa!

1 - A imagem a seguir foi logo depois de quebrada a resina na área a ser trabalhada:

Itens envolvidos no trabalho de reparo
Itens envolvidos no trabalho
Perceba que sou bom tanto na técnica de destruir, quanto na de manipular fotos não é?!?! Obrigado.

2 - Mais detalhes do "estrago" que fiz:
Danos nas trilhas do circuito impresso

3 - Agora diga que não está vendo as soldas "frias".
Trilhas refeitas

4 - Na parte de cima da placa, se percebe onde ocorrem os pontos de aquecimento
Áreas mais escuras devido ao aquecimento
5 - Parte lateral:

Dissipador e Triac

6 - Veja de novo o "servissinho"
Visão geral das trilhas reforçadas

7 - Raspei onde reforçarei e remendarei
Trilha pequena e frágil danificada
8 - Depois de mandar ver na solda!
Reforços e reparos em definitivo

Reforços e reparos em definitivo

Reforços e reparos em definitivo

Reforços e reparos em definitivo



Valeu!



Nenhum comentário: