Lente travada no corpo da câmera

Retirando lente trava no corpo da câmera


Esses dias me deparei com uma situação, criada por mim mesmo, mas depois de alguma ajuda obtida em pentaxforums, pude trazer de volta a minha máquina, pois já estava pensando tê-la perdido.
O que ocorreu foi devido a uma lente que encaixei nela, cujo padrão de encaixe é o mesmo da Pentax (baioneta K), somente diferindo em um pino cuja localização coincide onde existe o buraco do eixo de auto foco. Esse padrão, chamado de KR, ou também PK, foi desenvolvido pelo Ricoh e disseminado em diversas lentes produzidas sob marcas como Albinar, Sears, Sigma, Tokina e etc, naquela epoca. Como as máquinas da época não tinham o motor de autofoco, o problema não ocorria e tudo vivia na mais perfeita ordem.
Bem, os dias hoje são outros, e por um detalhe de preço e também devido a Pentax permanecer com o mesmo padrão de encaixe K, (sou fã deles!), somos levados a comprar diversas objetivas nesse padrão, algumas por opção e outras por mera curiosidade mesmo.
Numa dessas eu comprei uma objetiva Sears 28mm 1:2.8 (veja o teste que fiz com ela, depois que consegui retirar ela, lol), e nem passava na minha cabeça que tal detalhe fosse me dar a maior dor de cabeça e trabalheira.
 Bom, esse post é para avisar a todos sobre isso, e que isso poderia muito bem ter sido evitado, e ainda assim, reforço que podemos utilizar tranqüilamente essas objetivas "antigas" em nossas DSLR atuais, desde que tomadas as devidas precauções.
Se forem até a wikipedia, verão esse alerta:
"...
(isso foi traduzido do texto original)
O padrão R-K de montagem é utilizado em lentes Rikenon P, corpos Ricoh que possuem a letra 'P' em seu número de modelo, e algumas outras lentes não Ricoh. Ele é compatível com todas as câmeras de padrão de montagem 'K' quando em modo manual ou por prioridade de abertura, entretanto existe um pino extra que precisa ser removido para uso seguro em câmeras autofocus Pentax. Se isso não for feito, a lente vai ficar travada na câmera e terá que ser desmontada para poder ser reutilizada.
..."

Agora vamos de fato aos passos;

Se você foi vitima, como eu, provavelmente esteja com a lente travada no encaixe da câmera, e ela nem sequer terminou de encaixar, pois antes disso o pino extra dela entrou na cavidade onde existe o eixo de auto foco. Muita calma nessa hora, vai ser difícil, mas não vai adiantar perder a cabeça forçando a lente pois isso pode piorar e muito a situação, principalmente na cavidade do auto foco.

Inicialmente mostro a câmera com a lente acoplada (semi acoplada na verdade):
Numeração e detalhe inferior da lente que ficou travada no corpo da câmera
Veja que já fiz algumas tentativas em vão até então.



Detalhe da posição onde a lente normalmente se encaixa
Posição de encaixe da lente
 Perceba na foto acima, até onde a lente conseguiu girar no encaixe, o risco vermelho indicativo da abertura deveria ficar bem centralizado abaixo da sapata do flash (onde se tem a logomarca PENTAX).


Lâminas de precisão que medem espessura
Ferramenta utilizada devido a ter espessura fina
A imagem acima é da ferramenta que me foi útil para o procedimento de retirada. Trata-se de lâminas de precisão normalmente utilizadas em peças automotivas. No caso, utilizei a lâmina de espessura 0.06 e 0.04.



Detalhe da lâmina encaixada entre a lente e o corpo da câmera
Detalhe da lãmina encaixada entre a lente e o corpo da câmera
Na foto acima, efetuei o encaixe no espaço entre a base na câmera e a lente, muito apertado por sinal.
Procure acionar a chave de autofoco no corpo da maquina em AF, pois assim será levando o pino de autofoco que por sua vez fará uma força no pino da lente, mas tudo isso fica muito obscuro de se fazer e de realmente conseguir, mas vá tentando, girando a lente e subindo/descendo do pino de autofoco, tudo isso com a lâmina sempre encostada no pino da lente.



A lâmina feriu os dedos
Dedos feridos pelos movimentos com a lâmina
 Depois de algum tempo, pode ocorrer algum acidente ou corte, portanto tome muito cuidado, preferencialmente utilizando uma toalha para proteger os dedos (fiz isso somente depois que me cortei, claro)



Local onde foi possível encaixar a lâmina entre a lente e o corpo da câmera
Local onde a lâmina "entrou"
A foto acima, mostra a depressão na lente, por onde eu consegui efetuar o encaixe da lâmina e ir deslizando ela até o local onde o pino da lente ficou preso.



Mais ferimentos
Mais ferimentos
Senti um leve corte no meu dedo polegar, após diversos movimentos.


saindo sangue do ferimento
Resultado do corte
Não demorou e começou a "jorrar" sangue, heheheheh, calma que essa é uma história com final feliz.



Tentando abaixar o pino extra da lente com a lâmina
Trabalho árduo, mas necessário
A foto acima mostra já a lamina com alguma avaria, de tanto que eu a pressionava enquanto ia fazendo os movimentos na lente.



Detalhe onde o pino será acionado
Local onde o pino foi acionado através da lâmina
Note que a chave de auto foco ficava na maior parte do tempo em AF, depois eu a passava para MF, e assim por diante. No final, pedi proteção para meu anjo da guarda e fiz uma força bem concentrada girando a lente no sentido anti-horário, trec!



Detalhes dos sinais deixados pelo trabalho para retirar a lente
Encaixe de lente no corpo da câmera com marcas
Bem, não consegui fotografar o momento em que consegui desencaixar a lente, mas os efeitos colaterais serão agora evidenciados. A foto acima mostra grande quantidade de pó de metal resultante dos movimentos, e também o orifício do pino de auto foco com as marcas do vai e vem do pino da lente.
Fiz uma limpeza com um bomba de ar, com bastante atenção pois tinha esmerilhado bem e foi até sobre o sensor.





Detalhe da sujeira que ficou ao redor do bocal de encaixe de lente
Sujeira ao redor do encaixe de lente


Detalhe sobre a sujeira após retirada de lente travada
Sujeira ao redor do encaixe de lente



Detalhe sobre o pino que não deveria existir
Pino que nunca deveria estar ali
Aqui está a "bandida", destaquei o tal pino na foto (veja que ele se desgastou bastante também) para terem uma idéia melhor. Ele fica exatamente no lado oposto da marca redonda vermelha de encaixe da lente.



 Pegando a chave philips pequena, tirei os quatro parafusos da base da lente (agora fiz o que já devia ter feito antes mesmo de encaixar essa lente na minha maquina) e a retirei.
Para retirada em definitivo do pino deve ser feito um desmonte traseiro da lente
Desmontando a lente

Olha abaixo como ela é sem nada "por baixo" hehehe. Uma curiosidade válida aqui é que essa lente possui menos poeira entre os elementos óticos (praticamente nenhuma) do que muita lente que você compra na loja, como nova!
Lente sem a parte de encaixe no corpo da câmera
Lente depois de retirada do anel de encaixe traseiro

A foto abaixo está com a chave na parte metálica que segura o pino, portanto devem ser retirados os dois parafusos e empurrado o pino.
Detalhe da retirada do pino do anel da lente
Detalhe do pino sendo retirado do anel traseiro da lente

Aí está o tal pino, indicado com a seta em verde
Detalhe do pino que foi retirado da lente
Pino retirado

Olha o estado que ficou a lâmina utilizada, hehehe.
Depois do sucesso da retirada, estado em que ficou as lâminas de precisão utilizadas na retirada da lente travada no corpo da câmera
Lâmina após utilização para retirada da lente



Tanto é que a máquina não foi danificada que depois fiz os testes de qualidade dessa lente que me fez "perder" algumas horas, alguns cabelos e alguns mililitros de sangue, rs.
Uma informação pertinente é que não consegui fazer a minha câmera trabalhar com modo de prioridade de abertura com essa lente pois independente da abertura que eu ajustava na lente as fotos sempre saíam com a abertura máxima (sempre uso minhas outras lentes pentax manuais com esse recurso), e somente consegui tirar proveito da medição da câmera apertando por completo o botão AE-L em sua traseira, e desta forma ela auto ajustava a velocidade conforme necessário.
É isso aí, boa sorte!

Segue um link para um slide show dessa minha antiga câmera K110D, a qual não mais possuo, recordar é viver (e foram muito bons tempos!!!)


Nenhum comentário: