Declaração do Imposto de Renda - deixando para a última hora... vírus worms e pragas virtuais derivadas

Fique atento em buscas por site da Receita Federal


Há muito não atualizo postagens aqui, mas depois do que me ocorreu resolvi retornar ao blog.
Na última sexta-feira, dia 29/04/2016, foi o última dia para o envio da declaração do imposto de renda, exercício 2015, ao fisco da Receita Federal do Brasil.
Até aí nenhuma novidade, e claro isso é até notícia velha... Mas, o que tenho a relatar a vocês é que como todo bom brasileiro, ou não..., eu também deixei para a última hora.
Na verdade era de manhã, estava meio sonolento, levantei-me com o intuito de acabar logo com esse sofrimento e declarar-me ao Leão...
Estes tempos estive montando uma nova configuração de PC e, de fato ainda não finalizei as configurações de sistema operacional e programas, na verdade eu gosto de deixar tudo configurado e certinho, mas desta vez estou me enrolando até demais com isso. Bem, isso só foi dito para servir de desculpa mesmo, voltando ao assunto, eu abri o navegador Chrome e digitei "Receita Federal", por pura preguiça de digitar a url correta do sítio da Receita Federal do Brasil.
O Google me fez a gentileza de listar o resultado dessa minha busca, e em primeiro link mostrado na página estava um destaque que me chamou a atenção e que sem pensar muito me fez clicar sobre o mesmo, pois tinha tudo para ser o site da Receita Federal de verdade. Não era!!!
Sempre admiro quando amigos meus relatam que cairam em algum golpe e faço a pergunta básica: "Mas você não viu o link ou certificado digital?!", coisa que dessa vez eu também não fiz.
Bem, o site que abriu era:
http://www.consultacidadao.com/28042016/consultar-94658/pendencias-521962520.aspx?855432327

Imagem do site ilícito acessado
Olhando para o site, sem ver a url, você também não iria "acreditar" que estava no site da Receita Federal???
Não né... só eu mesmo....


E claro que não existe mais... era uma isca temporária, até anúncio no Google eles fizeram para pegar "trouxas" como eu...

Bom, continuando, ao abrir o site citado, aparecia uma modal "VOCE TEM QUE ATUALIZAR O JAVA". E se concordasse iria efetuar o download do seguinte arquivo:
Receita_Federal_Java_28052016.exe


Ao clicar sobre ele o Windows ainda me deu uma última chance:
"Você tem CERTEZA que quer executar esse arquivo?!?!?!?"
e eu, SIIIMMMM!!!!!

Pronto, começou o pesadelo, na verdade foi eu clicar no botão "Sim" e parece que eu acordei de fato, incrível mas, tudo o que eu digo para as pessoas fazerem para não cair em golpes toscos assim eu comecei a fazer...
- Eu li a url... (não era nada a ver com a da Receita Federal, meu DEUS.....)
- Eu li o nome do arquivo que executei... (que nome mais sinistro, não pode ser....)
Eu não acreditava no que tinha acabado de fazer, e comecei a ver se algo havia sido instalado, e tentei listar os processos pelo taskManager, mas era tentar executar e ele fazia que abria mas já fechava em seguida.
Tela em reinicio no windows
Pouco tempo depois de instalado, o computador reiniciou sozinho!!!!

Pronto, o que era para me tomar meia hora da minha vida mandando meus dados ao Leão, me tomou quase duas horas, somente para tentar tirar do PC o virus/worm/backdoor/whatever que tinha sido instalado lá e ficava vigiando para cancelar todas as aberturas de programas administrativos.

Procurando por Task Manager no Windows
Procurando por Task Manager

Procurei, e achei diversos posts com o mesmo sintoma, e em um deles foi dada a dica para que fosse feito uma cópia do executável taskmgr.exe em outro local e com outro nome , fiz isso e ainda não abriu...

Outra dica falava sobre ir no register (mas esse não abria também....), estava desesperado pois se não me engano esse virus ficava fazendo ftp para algum lugar e lá vai eu bloquear todo output da minha maquina pelo firewall do windows....

Depois disso, reiniciei a máquina e consegui abrir o task manager. Notei um processo de nome duvidoso: "substance.exe"
Já fui na jugular do bicho, e verifiquei onde que ele estava, matei o processo e fui na localização e excluí!!! Abri o register e varri pelo nome "substance.exe" e apaguei todas as entradas que o citavam.
Aproveitando, tirei um monte de processo da inicialização e abortei diversos outros do windows (esse windows 10 é um vírus por si só...).

Detalhes do processo substance.exe no Task Manager windows
Processo do substance.exe após conseguido abrir o Task Manager


Depois, mais calmo, reiniciei o PC, verifiquei todos os processos, não vi nada anormal, abri o Chrome, digitei a url da Receita (POR QUÊ QUE EU NÃO FIZ ASSIM DESDE O PRINCÍPIO JÁ QUE EU SABIA A BENDITA URL????????) e baixei os programas; e, vinte minutos depois estava eu, imprimindo o recibo da entrega da declaração do imposto de renda pessoa física exercício 2015. Show né!

Espero que façam verificação sobre a existência de arquivo com esse nome em suas máquinas, pois não é muito difícil a gente dar uma bobeira e instalar esses visitantes indesejados em nossos sistemas.
Espero que esse post ajude vários de vocês, um abraço!!!!

Nenhum comentário: